top of page

Hygge + Boho Chic na Decoração

  • Sindy Milani Macedo
  • 20 de jul. de 2017
  • 6 min de leitura

Sempre fui fascinada por decoração. Cores neutras, com móveis modernos, ao mesmo tempo que contrastam com objetos refinados e clássicos, tais como castiçais de prata e lustres de cristal e com um leve toque rústico são características que eu considero indispensáveis para um ambiente perfeitamente agradável, aos olhos e também ao bem-estar, já que conforto e aconchego são essenciais.


Gosto muito do estilo Bohemian, que traz influências ciganas e étnicas, tanto para roupas e acessórios, quanto para inspiração na decoração de quarto e sala. Neste caso, dispenso as cores fortes e poluição visual e foco nos tons claros e sóbrios, como branco, off white, fendi, creme, bege e cinza.


Foi então que conheci a nova tendência a partir do estilo de vida Hygge (pronuncia-se “ru-ga”, de origem dinamarquesa), cujo o conceito parte da decoração que proporciona ao lar um clima relaxante, transformando-o em um refúgio acolhedor e intimista para usufruir de momentos ao lado de pessoas queridas e animais de estimação ou para curtir a própria solitude, apreciando a vida. Resulta em uma sensação de plena felicidade através de uma atmosfera de paz e tranquilidade. Para esse estilo, procuro ousar na mistura de texturas, em jogos de luzes, em peças decorativas diferenciadas e em objetos metalizados.


A seguir, listarei os 12 elementos necessários para uma decoração Hygge com muito estilo e elegância, sem perder a essência despojada, inspirada no Boho Chic:


1) Filtro dos Sonhos


Filtro dos Sonhos é o primeiro objeto que me vem à mente quando penso em uma decoração boho. Além de seu simbolismo, é um objeto decorativo muito inspirador. Um filtro dos sonhos grande, feito com crochet na cor cru, ou uma composição com vários pequenos filtros amarrados em um galho, fica maravilhoso na parede e valoriza a decoração. E o melhor, você mesmo pode fazer o seu! Há vários tutoriais na internet. Sem contar que sua energia e bons fluídos emanarão.

2) Pelo Sintético

Gosto de enfatizar que o pelo deve ser sintético. Ele é lindo, quentinho, macio e parece verdadeiro. O pelo artificial, além da beleza e conforto, traz aconchego ao ambiente. Ele pode ser branco, creme ou ainda mesclado com bege, marrom e cinza. Fica lindo como almofada, tapete, puff, manta ou no formato de pelego. Inclusive, o último fica um charme colocado sobre uma cadeira.

3) Lobo


Um animal que me encanta, tanto por sua beleza e cores que combinam perfeitamente com a decoração, quanto por seu simbolismo poderoso entre os nativos americanos, os exuberantes caninos podem ser ilustrados na estampa de uma almofada ou em um lindo quadro.

4) Chifres e Galhos

Os chifres e ossadas de boi são bastante usados na decoração hygge / boho. A não ser que o boi e o cervo tenham morrido de causas naturais antes de serem usados como objetos decorativos (pois abomino a caça!), a melhor alternativa é trazer seu formato e imagens através de outras peças. Seja na ilustração de um quadro, na capa da almofada ou representados em esculturas de resina ou metal, os veadinhos são um charme. Outra dica é o uso de galhos secos. Além do formato remeter a um chifre, é um detalhe rústico bem interessante e pode ter diversas utilidades.

5) Flores e Plantas


O frescor e a beleza das flores e plantas não podem faltar em lugar algum! No aparador, ao lado de castiçais, penduradas na parede ou até mesmo em grandes vasos no chão, elas dão vida à casa. As flores delicadas, como orquídeas ou até mesmo as plantas mais robustas como cactos e suculentas, são perfeitas para o estilo proposto e sempre combinam. As artificiais também são válidas desde que sejam parecidas com as naturais. Afinal, flores e folhas de plástico nada realistas podem estragar a decoração e colocar tudo a perder. Se optar por plantas naturais, tenha sempre o cuidado de verificar se são venenosas, caso tenha crianças e animais em casa. Também pesquise se são apropriadas para ambientes internos. Elas dão o toque de cor necessário para o décor neutro. Sempre procuro trazer a cor que falta através das folhagens e flores. O ambiente continua clean, em perfeita harmonia.

6) Velas e Castiçais


Em dupla ou em trio, de metal prateado ou mais rústicos como madeira patinada, os castiçais sobre uma mesa de centro ou aparador dão um toque bem charmoso. Com suas velas acesas, propiciam um clima romântico, caloroso e aconchegante. As versões mais modernas em formatos geométricos também são bem estilosas e combinam perfeitamente com o tema.

7) Lanternas Decorativas


As lanternas decorativas, principalmente as marroquinas, atraem meu olhar. São lindas, charmosas e transformam totalmente o ambiente, deixando-o bastante acolhedor, principalmente quando acesas. Seu toque rústico e detalhes rebuscados são capazes de roubar a atenção e nos proporcionar uma sensação prazerosa de bem-estar e tranquilidade. Também pode apostar nas modernas e cromadas. Não tem como errar!

8) Fios de Led

A iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração. Os toques de luz em lugares estratégicos trazem um clima aconchegante e despertam o romantismo e a sensação de paz, perfeito para meditação e relaxamento. Além do uso das velas, outra aposta certeira são os fios de led. Nada de lâmpadas coloridas, o branco quente é o ideal. Pendurados nas cortinas, no dossel, ou no filtro dos sonhos e até mesmo nos galhos, os pontos de luz parecem estrelas e transformam o quarto e a sala em um cenário de contos de fadas.

9) Dossel


O dossel é o tecido pendente envolvendo uma cama, por exemplo. Pode ser funcional, como um mosqueteiro, ou apenas decorativo. Traz fluidez e aconchego e deixa o espaço bem romântico. Quanto mais leve e fino for o tecido, maior a sensação de delicadeza e suavidade.

10) Tricot, Crochet e Macramê

A trama e a textura do Tricot e Crochet, em uma manta ou almofada sobre um sofá ou cama, enriquecem a decoração. Também podem aparecer em rede, poltrona de balanço, banqueta ou até mesmo puff. Wall Hangings são pendentes feitos de Macramê. Além de visualmente interessantes, dão um ar free spirit.

11) Espelho

Não importa qual o tipo de decoração, o espelho é fundamental. Além de dar amplitude ao espaço, também é lindo como objeto decorativo. Assim como as lanternas, os espelhos no estilo marroquino combinam perfeitamente com o boho. Outra dica são os móveis espelhados. Vale ressaltar a madeira cortada a laser ou entalhada, em forma de painéis junto ao espelho. Sua textura rústica em contrapartida com o vidro espelhado resulta na decoração desejada: despojada e chic.

12) Texturas e Brilho


Ao optar por cores neutras, há várias maneiras de ousar sem perder a sofisticação. A mistura de textura é uma delas. Experimente fazer um mix de vários tecidos, como os já citados acima. Pele sintética e tricot formam uma bela combinação. Também existe a possibilidade de acrescentar brilho no décor sem ficar muito exagerado. Os paetês podem vir bordados nas almofadas e mantas. Repare nas fotos como o toque de brilho discreto no tecido marroquino mais rústico e despojado faz toda a diferença. Peças metálicas também trazem o brilho na medida certa. Uma textura bem detalhada e interessante é a madeira entalhada. Os belos painéis também podem servir como cabeceiras. A madeira pode ser usada de maneira bem rústica em mesas de centro e banquinhos. Os móveis em relevo e as texturas na parede também dão personalidade.

Uma das regras do estilo free spirit é que não há regras! Exatamente por este motivo é válida a mistura de diferentes tipos de materiais, objetos e texturas. Porém, para um ambiente harmônico, o bom senso é fundamental.


Veja, a seguir, mais algumas imagens com todos os elementos citados para inspirar e suspirar!

Sinta-se contagiado pela atmosfera reconfortante e iluminada que transmite paz e aconchego. Uma decoração que possibilita e favorece o estímulo de todos os sentidos. Um ambiente onde as coisas mais simples da vida são compartilhadas ao lado de todos que amamos, ou simplesmente desfrutando nossa própria companhia, para atingir o estado tão almejado de repleta felicidade em nosso lar.


Super beijo,


Sindy

Fotos: Divulgação / Reprodução Google Imagens (+ info) Composição Visual e Texto: Sindy Milani Macedo

 
 
 

Komentáře


bottom of page